terça-feira, 9 de julho de 2013

Anemia da Prematuridade - Passamos por isso

Hoje venho falar de algo que o Pablo passou nos meses em que esteve na UTI neo natal, é a anemia da prematuridade, ele precisou receber três vezes transfusão de sangue, e confesso que na primeira vez fiquei muito assustada pois vi uma bolsa com 1 litro de sangue e perguntei para o médico! Cabe tudo isso nele?? kkk e o medico me respondeu ele vai receber só 3 ml, isso mesmo, só 3 ml de sangue para salvar a vida dele, pois para um prematuro a anemia pode ser fatal.

O que é a anemia da prematuridade?

Quando uma criança nasce prematuramente, a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea é inferior ao normal. Como os glóbulos vermelhos vivem apenas alguns dias, a sua destruição não é acompanhada por uma produção adequada pela medula para que se mantenham os valores normais. Nos prematuros a situação em que os níveis de glóbulos vermelhos são inferiores ao desejável designa-se anemia da prematuridade. O crescimento rápido do recém-nascido, com aumento da volémia, e a necessidade de colher sangue para análises quando o bebé se encontra doente, podem também contribuir para esta anemia. Existem ainda outras situações que podem provocar anemia, entre as quais se encontram a perda de sangue durante o parto e doenças que se acompanham de um aumento de destruição de glóbulos vermelhos.

Quando e porquê são necessárias transfusões de sangue no recém-nascido prematuro?

Uma das principais funções dos glóbulos vermelhos é o transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos. Nos glóbulos vermelhos, o oxigénio liga-se à hemoglobina. Quando o número de glóbulos vermelhos está diminuído, as necessidades dos tecidos em oxigénio não são satisfeitas de forma correcta. Por outro lado, nos bebés prematuros doentes, principalmente com patologia pulmonar e ventilados, as necessidades de oxigénio aumentam. Assim, nestes casos, torna-se especialmente importante manter níveis elevados de hemoglobina, o que justifica a necessidade de realizar uma ou mais transfusões sanguíneas. As transfusões só são realizadas quando são imprescindíveis depois do médico avaliar os riscos e benefícios associados a esse tratamento.

Para prevenir infecções possíveis através da transfusão, o sangue usado é colhido exclusivamente a partir de dadores seleccionados criteriosamente. Estes dadores são sempre submetidos a uma consulta médica antes de efectuarem a dádiva e em todas as dádivas são realizadas análises de rastreio de doenças transmissíveis por via sanguínea. Para tentar reduzir ainda mais o risco associado à transfusão sanguínea, tenta-se, sempre que possível, restringir o número de dadores por transfusão. Finalmente, antes da transfusão, são efectuados testes de compatibilidade do sangue do dador e do doente.





2 comentários:

  1. Nossa imagino como ficou com a notícia que o pequeno iria precisar de transfusão, mas que bom que passou, e hoje é uma benção na sua vida... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem dificil mesmo, mais graças a Deus tudo ocorreu bem bjs. Obrigado pela visita :)

      Excluir