segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pressão arterial gestacional


 Bom vou compartilhar um pouco da experiência que tive durante a minha gestação, descobri que poderia ter pressão alta gestacional quando estava com 9 semanas de gestação a minha pressão estava 13/9, e na gestação já é considerada começo de pressão alta quando está com 14/9, consegui manter a pressão regulada até as 21 semanas ai a minha pressão subiu para 14/10 ai a medica me passou um hipertensivo chamado Metildopa que pode ser utilizado durante a gestação.
De acordo com algumas pesquisas cerca de 20% das gestantes estão sendo diagnosticadas com pré-eclapsi, e que a Eclapsi na gravides é causa de 17das mortes maternas.
Em particular eu nunca apresentei em minha vida toda pressão alta, só foi diagnosticada na gestação, é claro que existe pessoas que já tem a doença crônica, e é muito importante iniciar o tratamento antes de engravidar.
No meu caso eu iniciei uma dieta bem pobre de sal, quase nada, é claro que as vezes eu escapulia e tinha as minhas vontades mais me alimentava com muita cautela, também por eu ter problemas de cálculos renais.
Até as 26 semanas de gestação eu controlei com a medicação em casa mais depois disso foi impossível, eu não sentia nada, mais em uma manha eu acordei com um pouco de dor de cabeça e meu pai colocou na cabeça que eu tinha que ir até o hospital, fui contra a minha vontade mais foi essa atitude que salvou  a minha vida e a do meu bebê.
Quando cheguei no hospital minha pressão estava 18/11, nesse estagio o medico se assustou por eu não ter tido nenhum sangramento e convulsão, pois são raros os casos que a gestante não tem esses sintomas.
No mesmo momento foi assinado a minha internação , chorei muito e não queria, queria fazer meu tratamento em casa, mais o medico disse que mesmo eu sendo maior de idade não tinha condições de decidir isso por mim mesma, e que minha mãe era a responsável, e assim foi feito, fui internada.
Durante esse tempo de internação na UTI, eu tomei vários remédios, ele controlavam durante algumas horas, mais ela voltava a subir, eu tomava cerca de 8 medicamentos, eu me preocupava muito com a saúde do Pablo pois é muito remédio, mais os médicos tentavam me tranquilizar me falando que eu estava sob os cuidados necessários e que nada ia acontecer com o bebê.
No hospital a nutricionista fez toda uma dieta especifica para me ajudar mais nada, meu organismo reagia com os medicamentos e com a dieta.
O meu caso foi um caso isolado, eu tive a pressão gestacional alta bem rara, os medicamentos não respondiam ao tratamento nem a alimentação, nem mesmo exercícios.
Mais vale cuidar da forma certa para não prejudicar a nossa saúde e a saúde do bebê.
Durante a minha internação para verificar o momento certo do parto eu realizava a cardiotocografia todo dia 3 vezes por dia, e ultra son dia cada dia.
 A pressão alta gestacional tem como ser controlada, mais se já tiver sido contatada a mesma só tem a opção de controlar durante a gestação com muito cuidado, com a dieta e medicamentos, repouso e exercícios.
A pressão alta se não cuidada pode fazer com que o bebe pare de receber os alimentos para o seu crescimento, má formação entre outras doenças, e pode chegar ao óbito, e em alguns casos de eclapsia pode até chegar óbito da mãe e o bebê, então cuidado mamães vamos levar muito a serio essa doença, se você perceber um aumento da sua pressão alerte o seu obstetra.
Existe vários exames para ajudar nessa caminhada, o parto quase sempre é induzido antes do tempo, mais isso é para poder dar uma oportunidade maior de vida para o bebe e a mamãe.
Não existe uma causa única para essa doença na gestação. Há um consenso de que o problema é resultado, entre outras coisas, da má adaptação do organismo materno a sua nova condição. Outros motivos são a alimentação desequilibrada, com excesso de sal, e o sedentarismo. Mais os principais agravantes da hipertenção são mesmo os hábitos alimentares, embora o começo do problema esteja na formação da placenta.


Espero ter ajudado se tiver duvidas é só deixar um recadinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário